Busque por titulo, autor ou ISBN:
Medicina
Nutrição
Enfermagem
Textos Básicos
Fisioterapia
Farmácia
Psicologia - Psiquiatria - Psicanálise
Educação Física
Veterinária
Administração Hospitalar
Reabilitação
Fonoaudiologia
Clínicas e Propedêuticas
Odontologia
Gastroenterologia
Fitoterapia
Parasitologia
Geriatria
Novos
Pediatria
 
Nossa história

Links recomendados

Departamento editorial
Atendimento
 

Medicina Net
  NOVOS >
Clique e veja outros titulo para NOVOS, ou outros titulos do mesmo AUTOR
 


DADOS DA EDIÇÂO
ISBN - 978-85-388-0104-7
90 págs- 13 x 17 cm
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL - MÉTODO DR. VODDER
CARLOS GUSMÃO


Como se sabe, o corpo humano é percorrido por um líquido incolor: a linfa, canalizada por trama muito tênue de vasos: os vasos linfáticos. Sua função é carrear as substâncias tóxicas, contribuir para a eliminação dos líquidos, ativar o sistema de defesa (o sistema imunológico), além de atuar como relaxante e analgésico (em casos de fraturas ósseas, pelo alívio da pressão sobre os nervos, quando causada pelo inchaço [edema]). Os vasos apresentam ao longo de seu trajeto pequenos nódulos, os gânglios linfáticos (responsáveis pela depuração da linfa), a que se somam órgãos especializados na produção de células destinadas a auxiliar os gânglios na depuração, como o baço, o timo e as amídalas - este é o sistema linfáticos.

O Sistema Linfático não possui uma bomba mecânica, como o coração, que impulsiona o sangue através dos vasos e capilares venosos e arteriais. A linfa é movimentada pela pressão dos músculos e da respiração.

Na Drenagem Linfática Manual, o profissional percorre todo o corpo (por inteiro ou áreas específicas) com as palmas das mãos e as pontas dos dedos em toques bastante suaves, movimentando a linfa em direção aos gânglios. O Método Dr. Vodder apresenta manobras precisas, metódicas, repetitivas e regulares, que seguem direções específicas, com velocidade e pressão ajustadas.

As manobras do Dr. Vodder consistem em círculos que varial da pressão zero a uma pressão máxima, coincidentes com a direção da circulação linfática, de forma a conduzir a linfa para a região dos gânglios.

Este manual apresenta 16 capítulos com grande número de ilustrações e fotos em cores orientadas para o ensinamento prático. Seu autor, o Professor Carlos Gusmão, detém relevante experiência e conhecimentos no tema, sendo responsável por um dos mais conhecidos cursos, que há mais de 15 anos ministra na cidade do Rio de Janeiro, tendo já formado cerca de 60 turmas.


 
Carlos Gusmão


Veja outros títulos de Carlos Gusmão

 
DE: R$27,00
POR: R$22,95
 
Nossa história | Links recomendados | Departamento Editorial | Atendimento
Editora Atheneu - 2010